quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Estudantes de Educação Física Protestam

Professores e estudantes reinvidicam conclusão de obras atrasadas no departamento





Estudantes do curso de Educação Física da UFS tomaram o caminho da reitoria na última terça-feira (19/08). Com paródias e gritos de protesto, mostraram sua indignação com o atraso nas obras do departamento (DEF). De acordo com @s estudantes, a reforma das instalações já dura mais de um ano e meio e não há perspectiva de que sejam concluídas brevemente. “Se até o dia 10 de setembro não forem entregues o ginásio, a sala de judô, a sala de ginástica artística e o almoxarifado, estudantes e professores paralisarão o departamento por tempo indeterminado”, esclarece Isaac Dória, membro do centro acadêmico dos estudantes de Educação Física.

Os manifestantes partiram em caminhada do departamento do curso. Passaram em cortejo pelas didáticas com músicas lúdicas que tratavam da precarização do DEF. “Natação com gravidade, natação com gravidade / vôlei no cajueiro, vôlei no cajueiro”, cantavam @s estudantes parodiando a dança do quadrado. Em seguida, partiram em direção à reitoria, onde deixaram moções de repúdio nas pró-reitorias de assuntos estudantis e de graduação, além da Coordenação Geral de Planejamento (Cogeplan). Por fim, uma comissão de 10 pessoas foi formada para tomar esclarecimentos com o vice-reitor Ângelo Antoniolli.



“Isso é conseqüência do REUNI”



Isaac estava entre os estudantes que conversaram na ocasião com o vice-reitor. Segundo ele, o gestor da universidade não ofereceu uma solução clara para o problema. A reitoria afirma não pode fazer nada se a empresa licitada não apresenta condições para concluir as obras (???). A postura da reitoria seria aguardar pela empresa (WGA) para só então abrir nova licitação. Ao que parece, no que depender da reitoria, @s estudantes continuarão a ter aulas práticas de vôlei com uma corda amarrada num cajueiro como rede.

De acordo com Isaac, Ângelo Antoniolli assumiu que a situação se dá por conta da opção da reitoria de expandir, mesmo sem ter condições para tal. Enfim, assumiu que o sucateamento da universidade, do qual a situação do DEF é mais um reflexo, é agravado pelo REUNI, projeto de expansão das universidades do Governo Lula.

O drama da expansão de Josué e Lula

Em 2007, o curso de Educação Física foi dividido em licenciatura e bacharelado. O número de vagas anuais ofertadas passou de 80 para 100. Apesar do pequeno aumento, em relação a outros cursos, a estrutura do departamento sofre uma deteriorização contínua. Os materiais, como bolas, traves e cavalos não têm como ser armazenados adequadamente. Isso sem falar no afastamento das salas de aula de ao menos 5 professores, sendo 3 doutores.

Porém, não é apenas o curso de Educação Física que passa por problemas, essa é uma realidade da UFS como um todo. No período passado, Estudantes de Comunicação e Artes também se mobilizaram por conta das condições do departamento e atrasos em obras. É importante perceber que a luta por uma piscina ou por um laboratório tem que se enfrentar obrigatoriamente com o projeto de expansão sem qualidade promovido pelo governo Lula, com o aval das reitorias de todo o país.

Por isso, o Coletivo Reviravolta vem oferecer total apoio à luta d@s estudantes de Educação Física. Entendemos que a luta por uma educação de qualidade só pode vir do poder de mobilização. Somente através da organização, poderemos ‘virar a UFS pelo avesso’!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário